#Plantas

Vitória Régia

Atualizado em 23 de Janeiro de 2018 escrito por William Costa
Foto: Reprodução / Shutterstock

Vitória Régia ou Vitória Amazônica, uma das mais lindas plantas aquáticas do mundo, da família das Ninfeáceas tem a folha de formato circular e mede até 1,80 m de diâmetro.

É bastante resistente e pode aguentar um peso de até 45 quilos e parece uma bandeja. De cor verde na parte virada para cima e interna, e purpúrea na sua borda externa e parte inferior, a Vitória Régia vive em lagos, lagoas e rios de águas tranquilas.

Sua flor de cor branca com o centro rosado, alcança até 30 cm. Com toda a sua beleza e exuberância chama a atenção de todos que a vêem, que ficam verdadeiramente extasiados. Seu nome originou-se de uma homenagem feita pelo botânico inglês Lindley a rainha Vitória, da Inglaterra.

Suas flores podem ser brancas ou rosadas, normalmente misturadas ao amarelo. Elas possuem várias camadas de pétalas e, NO meio, um botão circular onde ficam AS sementes. AS flores só se abrem de noite e podem ter até 30 centímetros de diâmetro. O perfume da vitória-régia é delicioso.

Além da beleza, a planta tem aplicações na alimentação: suas sementes são feculentas e saborosas, principalmente quando torradas.

O rizoma também é comestível e muito consumido pelos indígenas de Mato Grosso.

Comentários